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Culture Code: o que é e como construir o da sua empresa

Para entender o que é um Culture Code, é preciso entender que todas as empresas possuem uma identidade, e são vistas por seus colaboradores e clientes de uma certa maneira.

Por exemplo: A Google é uma empresa conhecida por ser dinâmica, inovadora, tecnológica e empreendedora. Ela é reconhecida como tal, não apenas por ter criado um produto tecnológico que revolucionou o mundo da internet, mas também por possuir essas características internamente e mostrá-las para o mundo.

Agora que você já sabe como a identidade de uma organização funciona, está na hora de entender o que é o Culture Code e qual a sua importância. Vamos lá?

O que é Culture Code

Seja planejado ou não, todas as empresas tem uma cultura. A definição mais conhecida atualmente da palavra cultura é: um conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc.

Essa definição pode ser aplicada para entender a comunidade de uma organização. Afinal, todas as empresas têm sua respectiva cultura, mas o que define o código de cultura de cada uma?

Culture Code é o conjunto de princípios orientadores que definem como uma empresa funciona, o que ela valoriza e acredita, quais tipos de colaboradores ela busca para atingir alta performance e como ela se desenvolve.

O Culture Code não serve somente para empresas, apesar desta aplicação ser a mais comum. O culture code de uma nação por exemplo, ajuda a entender as respostas comportamentais que caracterizam seus cidadãos.

Qual a diferença entre cultura organizacional e Culture Code?

Culture Code nada mais é que a formalização da cultura organizacional.

Ele é um modelo muito mais completo e atual da definição da missão e valores de uma empresa. Nele consistem todas as práticas da empresa, como os processos internos funcionam e em que a empresa acredita.

Além disso, ele ainda serve como uma ferramenta de alinhamento entre os colaboradores e a organização.

Quando uma empresa possui um culture code, fica muito mais fácil determinar se um candidato possui ou não fit cultural, visto que tudo que a empresa acredita estará em um documento só.

autodesenvolvimento é impulsionado, pois ao ler o Culture Code, cada um saberá quais daqueles pontos necessitam ser apurados para atingir melhores resultados de acordo com o que a companhia preza.

Qual é a importância dele para uma empresa

Segundo Gandhi, nossas crenças se tornam nossos pensamentos. Nossos pensamentos se transformam em nossas palavras. Nossas palavras viram nossas ações. Nossas ações se tornam hábitos. Nossos hábitos, valores. E nossos valores tornam-se nosso destino.

A partir do momento que uma empresa estabelece seus valores e cria seu culture code, ele se torna o parâmetro para determinar o que é certo e errado. Ele é o guia mais importante para os colaboradores, todos o utilizam. Ter um Culture Code significa possuir um time coeso e harmonioso que compartilha os mesmos valores.

O Culture Code não ajuda apenas a atrair pessoas incríveis, ele amplifica suas habilidades e os auxilia a desempenhar suas funções da melhor maneira disponível. Alinhar os valores permite o alcance de novos e melhores resultados. É uma coisa que todos podem se orgulhar de fazer parte.

Ele aumenta a união das equipes e sua interação, fortalece a identidade da organização e motiva os colaboradores a dar seu melhor sempre.

Como registrar o Culture Code da sua empresa

Elaborar um Culture Code não é um processo tão complicado quanto parece. Para montar o da sua empresa é muito esclarecedor ter o de outras como base. Alguns exemplos bons para se inspirar são: HubSpot, Netflix e RDStation.

Ele pode possuir qualquer tamanho, mas quanto mais detalhado melhor. O culture code da Netflix tem mais de quatro mil palavras, enquanto o da empresa Clarabridge são apenas 3 frases:

  • Somos investidos no poder da honestidade;
  • Determinados a conquistar através do trabalho em equipe e;
  • Famintos para construir, crescer e aprender.

 

Para determinar o Culture Code, siga estes 3 passos simples:

  • Realize pesquisas e estabeleça um conjunto de valores fundamentais. (Para isso, você poderá manter grupos focais e escutar seus colaboradores),
  • Reunindo as informações, verá que existirão temas comuns: valores e crenças compartilhadas.
  • Liste-os e destaque os atributos chave que definem o que sua empresa se preocupa. (Por exemplo: autogerenciamento, meritocracia, honestidade, etc).
  • Depois de definir os valores, monte um documento detalhando cada um e porque eles são importantes.

 

O mais importante é ter certeza que ele define a empresa com assertividade e da melhor maneira possível. Ainda se sentindo um pouco perdido? Leia um fragmento do Culture Code da Netflix:

“Nossa filosofia central é o processo excessivo das pessoas . Mais especificamente, temos grandes pessoas trabalhando juntas como uma equipe de sonhos . Com essa abordagem, somos uma organização mais flexível, divertida, estimulante, criativa e bem-sucedida.

O que é especial sobre a Netflix, porém, é o quanto nós:

  • Incentivamos a tomada de decisão independente pelos funcionários
  • Compartilhamos informações abertamente, de forma ampla e deliberada
  • Somos extraordinariamente francos uns com os outros
  • Mantemos apenas nossas pessoas altamente eficazes
  • Evitamos regras. “

 

Compartilhado de: Solides

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