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Afinal, como a gestão de pessoas aumenta os lucros da empresa?

É importante entender como a gestão de pessoas aumenta os lucros da empresa, afinal, por diversas vezes, essa prática é vista apenas como um custo não-estratégico. A realidade é que conduzir adequadamente os profissionais é uma das tarefas empresariais mais importantes.

Antes de falar mais sobre o assunto, é preciso compreender que o lucro de uma companhia pode ser otimizado de três principais formas: reduzindo os custos, aumentando as receitas ou maximizando a produtividade, criando-se, então, uma economia em escala.

Pensando nisso, preparamos este guia. Hoje, você vai entender com clareza como a gestão de pessoas aumenta os lucros da empresa. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Redução de custos com evasão de colaboradores

Na maioria das vezes, a saída de pessoas do quadro de funcionários não é nenhuma vantagem para a companhia. Há diversos custos envolvidos com esse processo, como as despesas com a rescisão contratual e os gastos para iniciar um novo processo de recrutamento.

Por esse motivo, investir na gestão de pessoas e criar boas políticas para retenção de talentos pode ser visto como uma ação estratégica. Ela previne perdas financeiras futuras, garantindo que os colaboradores fiquem por muito mais tempo na empresa.

Aumento da produtividade no dia a dia

Segundo este estudo, apenas 39% do expediente de trabalho é produtivo. Isso significa que o restante do tempo é perdido e gera custos desnecessários. Para aproveitar ao máximo o expediente, é preciso otimizar o nível de produtividade e motivação dos funcionários.

Nesse sentido, a gestão de pessoas tem um papel crucial. Ela garante a criação de metas inteligentes e desafiadoras, bem como o aumento do ânimo dos funcionários por meio de diversas práticas, como o reconhecimento e a melhoria da comunicação interna.

Mitigação de erros, acidentes e problemas operacionais

Muitos dos erros que acontecem dentro da empresa estão relacionados ao capital humano. Esses imprevistos aumentam o desperdício de materiais, o número de horas perdidas, ocasionam acidentes, conflitos interpessoais e podem até servir de base para processos trabalhistas.

A correta gestão de pessoas contribui para manter os profissionais alinhados e qualificados para o desempenho das tarefas diárias. Também contribui para a implementação de novos canais de comunicação, que facilitam a interlocução entre os integrantes do time.

Aumento na conversão de vendas

Muitos podem até não perceber, mas uma boa gestão de pessoas faz toda a diferença na forma como os clientes finais são atendidos. Isto é, quando os colaboradores são bem-tratados, também oferecem um melhor atendimento aos clientes e convertem mais vendas.

Uma prova disso é que, apenas em 2015, as empresas brasileiras perderam US$217 bilhões pelo mau atendimento. Ainda pelo mesmo motivo, 86% dos compradores migraram para a concorrência. A raiz desses números está na má gestão de pessoas, incapaz de cuidar bem dos funcionários e fazê-los, consequentemente, cuidar bem dos clientes.

Pronto, agora você estão por dentro do assunto! O adequado gerenciamento do capital humano contribui para reduzir custos de evasão, mitigar erros operacionais, aumentar a produtividade e converter um maior número de vendas. Assim, toda a companhia é beneficiada.

 

Compartilhado de: Solides

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