Turbine seus conhecimentos!

O Princípio de Pareto (regra 80/20) como Ferramenta de Gestão

Projetos concluídos, resultados alcançados, carreira alavancada, satisfação pessoal e profissional em uma vida mais produtiva e feliz. Esse é o sonho de todos.

Não há mágicas, somente com trabalho inteligente e estratégias vencedoras poderemos transformar os sonhos em realidade.

O Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20, diz que 80% dos resultados que se alcança é consequência de apenas 20% dos esforços empregados.

Permita-me ilustrar:

80% do total de vendas estão relacionados com 20% dos produtos, 20% dos clientes são responsáveis por 80% dos lucros, 80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas, usamos 20% de nossas roupas em 80% do tempo, 80% das pessoas preferem 20% dos sabores ou cores disponíveis, 80% dos resultados são obtidos por 20% dos funcionários.

Em síntese 80/20 é uma regra universal que afirma que as menores causas e os menores investimentos ou esforços geralmente levam aos maiores resultados, aos rendimentos mais expressivos ou às mais valiosas recompensas.

 

Usar o seu precioso tempo para extrair mais do seu trabalho e de sua vida é possível. O sucesso está em focar em poucas coisas, porém mais relevantes, fazendo-as da melhor maneira possível.

A mente por trás do princípio!

Vilfredo Pareto era um sociólogo e economista italiano o qual, em 1897, publicou um estudo sobre a distribuição de renda e, através deste estudo, percebeu-se que a distribuição de riqueza não se dava de maneira uniforme, havendo grande concentração (80%) nas mãos de uma pequena parcela da população (20%).

Fixando o Conceito!

Você tem quantia limitada de tempo e energia, portanto, quer que suas conquistas somem? Acrescente subtração nessa adição.

Todo mundo tem o mesmo número de horas no dia, por que algumas pessoas parecem conseguir fazer muito mais do que outras? Como fazem mais, alcançam mais, ganham mais, têm mais, são mais felizes?

O princípio de Pareto, no fim das contas, é tão real quanto a Lei da gravidade, embora a maioria das pessoas falhe em ver a gravidade da questão.

Não é apenas uma teoria. É uma certeza da natureza, provável e previsível. E uma das maiores verdades relativas à produtividade já descobertas.

Pareto nos aponta uma direção muito clara: a maioria do que você quer chegará graças à minoria do que você faz. Resultados extraordinários são criados desproporcionalmente, por meio de menos ações do que a maioria das pessoas supõe.

Na Prática!

Nem tudo importa igualmente, algumas coisas importam mais que outras, muito mais. Uma lista de tarefas, por exemplo, se torna uma lista de sucessos quando você aplica o principio de Pareto a ela:

É muito comum nossas listas de tarefas serem imensas, e isso toma todo o nosso tempo. Gastamos energia desnecessária resolvendo problemas “sem importância”. Esqueça a lista de tarefas e se apegue a uma lista de sucessos.

O mesmo se aplica para uma caixa de e-mail sobrecarregada. Recebemos e-mails de todos os setores, às vezes somos copiados sem necessidade. Perde-se um sem números de horas para ler e respondê-los. É preciso estabelecer foco, prioridades e ignorar a maioria deles para realizar o que é importante (Provavelmente 20% deles têm importância).

Os autores do livro “A Única Coisa” (livro que super indico e que inspirou este artigo) incitam não somente a aplicar o princípio de Pareto, mas ir além, aplicando-o ao extremo: depois de identificar os 20% foco, aplicar o princípio novamente neste percentual; encontrando o que há de vital dentro do que é vital.

O que Pareto começou você tem que terminar. O sucesso requer que você siga o princípio 80/20, mas você não tem de parar aqui. Continue em frente. Da pra tirar 20% dos 20% dos 20% e continuar até que você descubra qual é a coisa mais importante a ser feita.

Até a Próxima.

 

 

Compartilhado de: Achiles Rodrigues  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *