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3 maneiras de eliminar a fricção do eLearning com o Mobile Learning e o Micro Learning

Em um mundo que cresce cada vez mais móvel, é importante adotar a tecnologia móvel e o microlearning para eliminar a fricção do eLearning causada por alunos distraídos e por uma experiência de aprendizado fraca.

Como eliminar a fricção do eLearning com Mobile Learning e Micro Learning

À medida que a comunidade do eLearning cresceu para abraçar a tecnologia móvel e aprender on-the-go (consumo de conteúdos entre a casa e o trabalho), os termos “mobile learning” e “micro learning” rapidamente transcenderam o status de buzzword (termo novo até então desconhecido) e estão se tornando elementos essenciais de estratégias eficazes de eLearning.

A aprendizagem móvel (ou seja, a incorporação de dispositivos móveis no processo de aprendizagem) está em ascensão ao lado da adoção móvel do consumidor e não mostra sinais de desaceleração. KPCB informou recentemente que 87% dos jovens adultos dizem que seu smartphone nunca sai do seu lado. Abraçar o uso de dispositivos móveis na aprendizagem tem uma série de benefícios, como permitir a aprendizagem no ponto exato que o aluno necessita, nem mais, nem menos, e possibilitar a aprendizagem social (por observação de outras pessoas usufruindo da ferramenta). À medida que a geração dos Millennials (Y) entrarem na força de trabalho, o celular continuará a ser um elemento importante das melhores práticas de eLearning.

Está cada vez mais difícil discutir o mobile learning sem discutir seu primo, o microlearning. O Microlearning refere-se a um conteúdo de aprendizagem conciso que permite que os alunos consumam informações em conteúdos curtos e simples. O microlearning geralmente utiliza elementos multimídia para transmitir conceitos simples – por exemplo, um vídeo instrucional de 60 segundos que mostra como preparar uma receita, uma lista de verificação ou uma pequena infografia que quebra um conceito complexo usando imagens visíveis claras.

Quando combinada, a sinergia entre o mobile learning e o microlearning pode ajudar a eliminar a fricção do eLearning de seus programas de treinamento. Leia mais alguns exemplos.

1. Aumentar o engajamento do aluno

Quando se trata de capturar a atenção de um aluno, os profissionais de Treinamento e Desenvolvimento têm seu maior desafio. Estima-se que os funcionários verifiquem seu email uma média de 36 vezes por hora . Da mesma forma, os trabalhadores foram interrompidos uma média de 56 vezes por dia.

O local de trabalho é cheio de distrações, e o conteúdo do eLearning deve ser capaz de capturar e manter a atenção do aluno para ser eficaz.

Sobre microlearning. O conteúdo é projetado para uma digestão fácil e simples da informação, e quando emparelhado com o celular, o potencial explode. Por exemplo, imagine um especialista em segurança em treinamento que executa sua primeira inspeção de segurança no local. Eles serão capazes de recordar os elementos que eles aprenderam no treinamento em sala de aula, mas sua retenção de conhecimento está longe de ser perfeita. Usando seu celular, eles podem acessar seu Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem) e encontrar instantaneamente listas de verificação e vídeos curtos que irão atualizar sua memória muito mais eficientemente do que artigos, apresentações em PowerPoint ou conteúdos grandes.

2. Fornecer uma melhor experiência de aprendizado

Considerando que a experiência do aprendiz significa olhar além do conteúdo de aprendizagem e focar o método de entrega desse conteúdo. A experiência do aprendiz é tão importante quanto o conteúdo de aprendizagem, e é por isso que o mobile learning e o micro-learning são tão cruciais para a aprendizagem efetiva.

Os aprendizes costumavam aprender com instrutores, livros didáticos e treinamento on-the-job (no trabalho). Claro, esses métodos sempre terão seu lugar, mas em uma época em que um aprendiz pode olhar para o seu smartphone e executar atividades de curso no ponto de maior necessidade, por que nos voltamos para livros didáticos?

O Relatório de mobilidade da Ericsson de 2016 prevê que haverá 28 bilhões de dispositivos conectados até o ano de 2021. Enquanto os alunos continuarem a depender de dispositivos móveis (smartphones, tablets e até outros dispositivos como smartwatches), eles terão um papel cada vez mais relevante no eLearning. Como resultado, é fundamental para os profissionais de Treinamento e Desenvolvimento desenvolverem estratégias de aprendizagem que levem em consideração os elementos móveis.

3. Aumentar a conectividade

Isso pode parecer óbvio – afinal, a conectividade é o objetivo principal de um dispositivo móvel. No entanto, a importância da conectividade no eLearning não pode ser exagerada.

Se você está familiarizado com o método 70:20:10 , você entende que a aprendizagem informal e experiencial é essencial para a forma como os funcionários realmente aprendem. Os dispositivos móveis facilitam a aprendizagem informal porque eliminam barreiras de comunicação. Por exemplo, um aluno pode contactar especialistas e colegas para fazer perguntas no trabalho, bem como receber feedback em tempo real.

Em um mundo que cresce cada vez mais móvel, é importante adotar a tecnologia móvel e o microlearning para eliminar a fricção do eLearning causada por alunos distraídos, uma experiência de aprendizado fraca e não aproveitando a conectividade no processo de aprendizagem.

Mobilidade e microlearning são como o vinho e o queijo – melhor juntos.

 

Traduzido e adaptado de: eLearning Industry

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