Turbine seus conhecimentos!

O que é Lean Thinking?

O Lean Thinking (pensamento enxuto) apoia-se nos conceitos e práticas do Sistema Toyota de Produção, que consiste em fornecer o menor custo, com a melhor qualidade, no menor tempo por meio da eliminação do desperdício.

A Toyota trabalha com foco nesse tipo de pensamento há mais de 70 anos, mas o termo só veio a se popularizar mundialmente em 1990 quando Jim Womack e Daniel Jones publicaram o livro “A máquina que mudou o mundo”.

É uma filosofia que ajuda a gestão de toda uma organização, visa maximizar o valor do cliente com o mínimo de desperdício para atingir esse objetivo. A empresa Lean nunca vai pensar que atingiu o valor máximo ao cliente, ela sempre estará nessa busca para entregar melhor.

Desperdícios

Para entender melhor, o desperdício em Lean é tudo que não está acrescentando valor a uma empresa, um produto ou ao objetivo final que se deseja.

A empresa que adota o Lean Thinking e pretende atingir seus resultados, deve desenvolver um mindset nos funcionários de buscar constantemente por desperdícios para que eles sejam eliminados.

 

O conceito pode ser aplicado tanto na indústria como em serviços. As empresas ao redor do mundo que já adotaram o pensamento enxuto, estão conseguindo transformar suas ações com resultados verdadeiramente significantes em maior produtividade, lucratividade e efetividade.

Veja também:

Os 5 princípios do Lean Thinking, clicando aqui.

 

 

Referências:

Lean Thinking – Lean TI

Mentalidade Enxuta

Sistema Toyota de Produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *