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4 dicas para o sucesso da gestão de recursos humanos

A gestão de recursos humanos é importante para qualquer empresa que tenha funcionários. Se você tem apenas uma pequena empresa, você pode gerenciar o RH, enquanto a maioria das grandes empresas possuem divisões inteiras dedicadas a encontrar e manter a equipe certa.

É um trabalho que requer tato, dedicação e organização. Como qualquer outra setor, o gerenciamento do RH tem seus altos e baixos, mas a maioria dos problemas podem ser resolvidos facilmente com as seguintes dicas:

 

Mantenha-se organizado

Quando se trata da gestão de RH, é imprescindível que tudo tenha o seu lugar, pois não pode se perder nenhum item e arquivo pelo caminho. Para as grandes empresas, é de suma importância que se tenha um software de intranet de RH em operação nos dias de hoje, já que pouco é feito sem a internet, ou ao menos um portal de intranet. Mantenha as coisas arrumadas e organizadas, assim elas poderão ser encontradas quando necessário.

Ser organizado também ajuda quando há muitas coisas para gerenciar ao mesmo tempo. A multitarefa é a palavra importante aqui, e é uma das principais coisas que um gerente de RH deve ser bom. Há potencialmente muitas questões que a equipe pode ter e, muitas vezes, todas elas precisam ser tratadas simultaneamente.

 

Tenha a maior clareza possível

Em muitos casos, os gerentes de RH têm que lidar com situações que são vagas. Foi assédio sexual? Discriminação? Há muita pressão para decidir um resultado quando há uma área cinza, e é importante saber quando tomar uma decisão assertiva e quando pedir ajuda a colegas ou gerentes. Nestes casos, é útil aprimorar as habilidades de negociação e mediação e aprender a gerenciar o conflito porque nem todos os casos são facilmente resolvidos ou aceitos por todas as partes.

Obviamente, o objetivo é fazer com que as duas partes interessadas saiam felizes com o resultado, mas nem sempre isso é alcançado. Uma boa atitude e capacidade de resolução de problemas vem com a necessidade de negociar – é importante que todos, embora não possam (e provavelmente não) se parecem, pelo menos, conseguem ser civis. Esse é o trabalho de RH, e nem sempre é fácil.

 

Seja discreto, diplomático e sempre ético

Para gerenciar recursos humanos tem que ter um pouco de equilíbrio. Às vezes, é importante proteger o indivíduo, enquanto outras vezes é essencial colocar a empresa em primeiro lugar. Os gerentes de RH devem ouvir as preocupações dos funcionários, mas também são obrigados a aplicar a política da empresa.

Ser um pouco difícil é o nome do jogo e quando os funcionários precisam de limites, é importante que eles sejam firmemente encorajados a permanecer dentro das regras da empresa. Dito isto, eles precisam saber que suas opiniões são seguras e o que é dito para o RH é levado a sério.

 

Esteja sempre em comunicação

Uma das habilidades mais importantes para o gerenciamento de RH é a comunicação. Os gerentes de RH precisam se reportar para gerentes superiores, outros chefes de departamento, seus próprios funcionários, outros funcionários do departamento, chefes e potencialidades e até funcionários do passado, porque manter todos próximos é vital nesta área de negócios.

Um ato constante de malabarismo e equilíbrio, a gestão de RH é um trabalho exigente, mas espero que essas dicas ajudem a lhe trazer sucesso neste papel empresarial sempre em mudança e muito importante.

 

 

Traduzido e adaptado de: 4 Tips for Human Resources

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