Turbine seus conhecimentos!

O engajamento por meio de quizzes no mercado corporativo

Aprender jogando? Sim, é isso que a gamificação propõe, unir o engajamento proporcionado pelos jogos à necessidade de educação e capacitação de escolas e empresas com seus clientes e funcionários.

Você lembra dos seus jogos preferidos? Podem ser jogos de tabuleiro como Banco Imobiliário, Detetive, Dama, Xadrez, War ou jogos de vídeo game como Super Mario Bros, FIFA, Need For Speed ou Street Fighter.

Podemos não lembrar qual desses exemplos era o favorito, mas uma coisa é certa, eles possuíam algo fascinante que nos fazia jogar por horas e horas sem nos darmos conta do tempo passar.

Isso porque quando pensamos em jogos (games) nossa memória nos traz momentos de diversão, prazer, liberdade, desafio e perseverança.

Uma das tantas possibilidades de gamificar é por meio de um quiz, que nada mais é do que um jogo rápido e divertido, de perguntas e respostas onde apenas uma das alternativas está correta.

 

Benefícios de aprender usando quizzes

 

Os quizzes estão ganhando espaço no mercado da gamificação por terem uma jogabilidade já conhecida por quase todo mundo, quem nunca jogou ou não assistiu ao famoso jogo “Show do Milhão”, o maior jogo da televisão brasileira. Esse é apenas um exemplo de diversos tipo de quizzes que existem.

Além de uma jogabilidade já bem disseminada, um quiz tem um objetivo claro que é responder as perguntas corretamente para ganhar pontos e subir no ranking de classificação. E assim o jogador vai sendo estimulado a se classificar melhor, aprendendo e se divertindo.

Sem perceber, o jogador vai disputando as partidas enquanto aprende, se desenvolve e retém o conteúdo. No mercado corporativo, um quiz pode ser utilizado em treinamentos, eventos, cursos e outras ações que a empresa desejar.

Alguns aplicativos de celular, como o Bravi Quiz, ainda oferecem a flexibilidade de divisão de assuntos por tópicos diferentes dentro do app, facilidade de importar perguntas por meio de um painel de controle fácil e intuitivo acessado via desktop.

Se todas essas características não fossem suficientes para se valorar o uso de um quiz para treinamentos e cursos no mercado corporativo, ainda temos o engajamento proporcionado aos funcionários da empresa.

O engajamento se dá por uma cultura de resultados de recompensas que o próprio quiz proporciona com pontos e medalhas e que também pode ser explorado pelo empregador com ações de metas e conquistas com base na classificação dos funcionários no ranking.

E, por último mas não menos importante, são os feedbacks valiosos que os jogadores podem receber na hora, quando estão jogando eles já sabem se responderam a pergunta com a alternativa certa ou não.

O Bravi Quiz vai além e ainda disponibiliza dados de acertos e erros das perguntas, retenção de usuários, entre outros.

 

Gostou da ideia? Quer saber mais sobre o nosso quiz? Acesse o link e solicite uma demonstração.

 

Referências:

Gamificação em vendas

Engajamento de colaboradores

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *