Turbine seus conhecimentos!

Vamos conversar sobre Mobile Learning

Mobile learning ou m-learning é a aprendizagem em dispositivos móveis que promove interações e feedbacks entre os usuários. Ou seja, um treinamento, capacitação ou educação feito por um aplicativo em smartphone ou tablet. É a evolução do e-learning (eletronic learning), uma modalidade de ensino à distância em computadores com acesso à internet e que inovou a forma de as pessoas aprenderem e consumirem conteúdos no meio digital.

Mas a verdade é que nos dias de hoje, com a correria do dia-a-dia aumentando cada vez mais,  as pessoas precisam e querem aprender e consumir esses conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar. Por isso, o mobile learning está ganhando o mercado da educação e aprendizagem, seja no meio corporativo, educacional ou em qualquer área que necessita propagar seu conteúdo.

 

Mobile Learning no mercado corporativo

 

O mercado que mais está consumindo essa tecnologia no Brasil e no mundo é o corporativo. As empresas enxergaram no mobile learning uma maneira mais fácil de engajar seus funcionários e incentivar o autodesenvolvimento, visto que dá a eles a possibilidade de aprenderem da maneira como quiserem.

Essa liberdade de aprendizagem também é comemorada pelos próprios funcionários. A maioria está saturada dos métodos de treinamentos tradicionais, os quais em sua maioria são cansativos e podem não ser tão integradores quanto o mobile learning.

A forte concorrência e a competição por uma fatia do mercado faz com que as empresas percebam alto valor nesse novo tipo de educação advindo da tecnologia, pois as coloca à frente da concorrência pela qualidade da qualificação empregada ao seu time.

Outro fator importante na implantação do mobile learning dentro de uma empresa é o Bring Your Own Device (traga seu próprio dispositivo). Como quase 100% dos funcionários possuem seu próprio dispositivo, a empresa não tem a necessidade de ter mais esse custo.

 

Os benefícios de treinamentos desse tipo são inúmeros, podemos enumerar alguns:

 

  1. Flexibilidade para os alunos
  2. Maiores taxas de conclusão e maior retenção
  3. Aprendizagem colaborativa
  4. Engajamento
  5. Suporte multi-dispositivos
  6. Suporte ao desempenho
  7. Caminho de aprendizagem contínuo e personalizado

Muito interessante, não é mesmo? Mas como aplicar o mobile learning na educação corporativa de uma empresa? Existem diversas metodologias que podem ser utilizadas em conjunto ou separadas:

  • Videoaulas: de preferência curtas o objetivas;
  • Aplicativos: podem mesclar questionários, conteúdo multimídia e outros modos para interação entre os usuários;
  • Gamificação: jogos interativos para propagar determinado conteúdo por meio de perguntas e respostas. Possuem ranking, pontuação, prêmios e níveis;
  • Ebooks: livros digitais em PDF;
  • Cursos e-learning: desenvolvidos com padrão de mobilidade, adaptável a telas pequenas e ao mobile;
  • Redes sociais acadêmicas: foco principal na interação entre usuários.

A aplicação do mobile learning mostra-se necessária e fundamental para empresas que buscam evoluir e qualificar cada vez mais seus funcionários. Os custos da implementação dessa ferramenta têm que ser pensados como investimento, pois trarão resultados positivos no desenvolvimento das pessoas e um consequente aumento de receita.

A sua empresa não utiliza esse meio de educação corporativa? Seja você a diferença no seu mercado, estude o assunto e veja realmente como ele pode fazer lhe ajudar a crescer.

Referência:

Vantagens do Mobile Learning

Metodologias comuns ao Mobile Learning

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *